Pages

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A Revolução de 1930, COMO TUDO ACONTECEU...

 
Os anos de 1920 foram marcados por muitas revoltas políticas (tenentismo, dissidências oligárquicas) sociais (organização e lutas operarias ) culturais (Semana de Arte Moderna) e uma grave crise em 1929 que teve reflexos graves no Brasil, por causa da queda no preço do café.
Com a queda no preço do café, o Brasil percebeu que não poderia ficar preso apenas na exportação do café, mas expandir, ou seja, começar a produzir outros produtos para exportação.
O presidente Washington Luis rompeu com a política do café com leite, indicando Júlio prestes como presidente. O outro lado não gostou nada disso e decidiram apoiar o gaúcho Getúlio Vargas, e como vice João Pessoa.
Nas eleições Júlio Prestes venceu, mas não chega a tomar posse, pois antes de terminar o mandato de Washington Luis começou a revolução...
O povo estava descontente, desesperado, não desejava apenas a troca de governo, mas sim, mudanças sociais profundas.
Diante de tudo isso, o Partido Republicano Mineiro (PRM) reuniu a oposição e disse: Façamos a Revolução, antes que o povo faça!
O assassinato de João Pessoa, o vice de Getúlio na chapa da “Aliança Liberal” foi o estopim para que começasse a revolução.
Em 3 de outubro de 1930, Oswald Aranha e Flores da Cunha com um  pequeno grupo de homens, marcharam em direção ao Rio de Janeiro. Uma junta militar depôs Washington Luis e entregou provisoriamente a presidência a Getúlio Vargas.


Por: Taisa Ribeiro de Souza
Fonte de Pesquisa: Livro de História - Renato Mocellin - coleção Vitória Régia.

1 comentários:

Unknown disse...

muito interessante ,legal.

Postar um comentário

Meu perfil

Sacamos tudo de Historia
Ver meu perfil completo