Pages

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O Brasil na segunda Guerra Mundial


                  Foi durante o Estado Novo, que Getulio Vargas, implantou um regime de ditadura, no Brasil. Nesse mesmo período estava acontecendo confrontos, entre as grandes potencias mundiais que eram os países de regimes totalitários ( Alemanha, Japão e Itália ) e as nações democráticas ( Estados Unidos, França e Inglaterra ). Com esse conflito, os grupos buscavam apoio político militar, com algumas outras nações aliadas.
                A situação do Brasil estava indefinida com relação à segunda Guerra.  O governo implantado por Vargas tinha características dos regimes nazifascistas. Por isso as autoridades norte americanas, ficaram preocupadas, pensando que o Brasil fosse apoiar os nazistas. Entregando pontos estratégicos, e assim dando a vitória ao Eixo. 


                Essa preocupação fez com que os norte americanos emprestassem 20 milhões de dólares à Getulio, para ele construir a usina de volta redonda. Um ano depois, os Estados Unidos foi para Segunda Guerra, e pressionou o Brasil, para entrar ao seu lado.
                Depois de algum tempo as navegações brasileiras foram afundadas por submarinos Alemães, gerando muitos protestos contra os nazistas.
                E assim Getulio Vargas, em agosto de 1942, declarou guerra aos Italianos e aos Alemães. O objetivo do país era aumentar seu prestigio junto dos Estados Unidos e assim reforçar sua Aliança política com os militares. Em 1943, foi criada a FEB, que era a Força Expedicionária Brasileira.


                A principal participação Brasileira aconteceu na Itália, onde os brasileiros foram pro combate ao lado do Estados Unidos. Ao longo desse tempo, mais de 25 mil soldados Brasileiros foram enviados para Europa.
                Apesar de muitas mortes,  a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi considerada satisfatória. 


Por: Jocilene dos Santos Bernardo
Fonte de pesquisa: www.brasilescola.com


           Brasil na Segunda Guerra Mundial

                           Por: Manoel Dias

  


4 comentários:

Anônimo disse...

'A matéria é um espetáculo. Muito clara e objetiva, permite ao leitor um entendimento lógico dos fatos. Porém, fiquei extremamente desapontado com a pontuação deste texto. O uso da vírgula e de pontos finais está quase que totalmente errado. Encare isso como uma crítica construtiva, pois com um texto rico desse, uma pontuação adequada é fundamental.
Abraço.

Anônimo disse...

Espetacular!!!

Prof. David Cotrim disse...

vlw me ajudou muito na minha pesquisa

Unknown disse...

Mim ajudou muito, mas deixou a desejar na pontuação e usou letras maiusculas onde nao devia ,as palavras Alemao e Brasileiros começam com letras minusculas

Postar um comentário

Meu perfil

Sacamos tudo de Historia
Ver meu perfil completo