Pages

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Governo Constitucional ( ANL e AIB)


                Neste período, o cenário político nacional, era de radicalismo. De um lado, os comunistas e socialistas, fundaram a Aliança Nacional Libertadora (ANL), de outro lado os fascistas agremiaram-se em torno da Ação Integralista Brasileira (AIB). 

               As principais propostas da ANL eram: O não pagamento da divida externa; Nacionalização das empresas estrangeiras que atuavam no país; Formação de governo popular; garantias dos direitos e liberdades individuais a todos os cidadãos.

               Seu principal líder foi Luis Carlos Prestes, que, em 1935, numa tentativa frustrada, tentou dar um golpe de Estado, com apoio Soviético, esse episódio ficou conhecido como Intentona Comunista.


                AIB desejavam declaradamente implantar no pais uma ditadura fascista. Seu líder Maximo foi Plínio Salgado.

        

                Em meio ao radicalismo Político e pela proximidade das eleições, Vargas articulou sua permanência no poder. Mandou forjar um suposto plano GOHEN, no qual estavam as intenções dos comunistas em tomarem o poder. Em 1937, em nome da segurança nacional, Vargas fechou o congresso e impôs uma nova constituição. Estava dado o golpe do Estado Novo, pelo qual Vargas tornou-se um verdadeiro ditador.

Por: Josefa Tatiane
Fonte de pesquisa: Livro Progama Integrado

  


Aprendendo História com o professor IRINEU

Comunistas x Integralistas e o Estado Novo

 

24 comentários:

Anônimo disse...

Opa, ali em cima não seria plano Cohen ?

Unknown disse...

tabém acho kk ate achei estranho e melhor corrigir afinal as pessoas podem aprender errado..

Anônimo disse...

Me ajudou muito com um debate! Parabéns aos envolvidos!!

Anônimo disse...

Aib não era fascista,era de direita conservadora,fascismo é de esquerda,bando de idiotas.

Anônimo disse...

Fascismo é de esquerda ? kkkkkkkkk Vai estudar ´´idiota´´

Wandre disse...

esse que diz que fascismo é de esquerda superou toda a minha cota de achar que a burrice tinha limite. kkkkk

Anônimo disse...

É criança kkkkk relaxa

Unknown disse...

Quem jogar minecraft supera as expectativas de burrice !!


Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkkk Fascismo é de direita animal! E nazismo também. Apesar do partido de Adolf Hitler ter se chamado: Partido Socialista dos Trabalhadores alemães, ele mandava matar todos os socialistas! Essa confusão acontece porque tanto o fascismo quanto o comunismo são nacionalistas, tudo que tenta se opor demais acaba se aproximando...

Unknown disse...

Irineu... você não sabe nem eu (hue BR)

Tiago de Alexandria disse...

Fascismo, junto do Nacional-Socialismo são ideologias não de terceira via, e sim sincretista; como algumas pessoas falam, a ''ideologia'' pode se minimizar aos seus respectivos povos e nações (Itália, Alemanha). Hitler criticava tanto a esquerda quanto a direita, não havia um bom senso entre nenhuma.

Unknown disse...

Tantos comentários construtivos e sabios... só eu que não entendo bulhufas do que esta escrito nesse inferno......... me

Vou virar drag queen igual a pablo. Esse é o jeito

Unknown disse...

Fascismo e Stalinismo eram ambos regimes totalitários, entretanto, o Fascismo era de extrema direita, enquanto o Stalinismo de extrema esquerda.

Unknown disse...

Japão vc felix não .

Anônimo disse...

Fascismo é de esquerda matou o meu dia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gian kbo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

mds q otario

Gian kbo disse...

Ótimo blog me ajudou muito!!
Obrigado

Unknown disse...

IRINEU VC NAO SABE NEM EUUU KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK 6 SAO BURRO MAN

Anônimo disse...

BLOG DE MERDA SEUS LIXO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Maluco burro skkssk

Anônimo disse...

O texto está correto e super resumido, com uns erros de escrita mas deu pra entender. Agora o vídeo tem uns erros que... ):

Anônimo disse...

Para de xingar os outros ,idiota e você idiota

Anônimo disse...

vocês deviam parar de serem ignorantes e ajudarem o rapaz que errou. Mesmo ele sendo completamente desrespeitoso, sirvam de exemplo. Não precisa se juntar a massa grosseira e cega pra provarem que estão certos.

Postar um comentário

Meu perfil

Sacamos tudo de Historia
Ver meu perfil completo