Pages

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Linha do Tempo - Lutas e Movimentos: 1930-45

                

1930- Revolução Politica: Movimento revolucionário, depondo o governo federal e imprimindo novos rumos ao país. A revolução de 30 levou Getúlio Vargas ao poder, lá permanecendo por 15 anos consecutivos.

1931- Marcha da Fonte: Convocada pelo Partido Comunista do Brasil, a marcha tomou caráter de movimento nacional, com atos públicos e passeatas, No Rio de Janeiro a polícia impediu sua realização, em São Paulo houve repressão aos manifestantes, e em Santos os organizadores da marcha resistiram com armas na mão.

1931- Movimento dos Pioneiros da Educação, Movimento nacional relacionado à areado sistema educacional formal brasileiro. Foi gerado por uma série de educadores, como Anísio Teixeira, Lourenço Filho etc., que tinham participado de reformas do ensino primário e secundário em vários estados brasileiros. O movimento propunha, entre outras demandas, a criação de um sistema nacional para a administração de políticas educacionais, o ensino público gratuito e de caráter universalizante, a não-diferenciação de sexo nas escolas etc.

1931- Movimento “Doninha do Ranque Novo”, Mato Grosso do Sul. Movimento fanático religiosos. 

1932- Revolução Constitucionalista: Em 9 de Julho de 1932, eclodiu uma revolta em São Paulo contra o seu governo. Os Paulistas reivindicaram a elaboração de uma constituição e, se possível a queda do governo federal, contudo, o plano não deu certo. São Paulo não recebeu o apoio de outros estados, ficando fácil para Vargas sufocar a rebelião após três meses de combate. Apesar da derrota, os paulistas conseguiram que Vargas agilizasse a convocação de uma assembléia constituinte, para 1933. Em 1934, foi promulgada, a terceira constituição do Brasil, com algumas novidades.

1934- Fundação da Associação Beneficente Oliveira Salazar, São Paulo. Mutual portuguesa.

1934- Nova Constituição: A nova constituição beneficiava, tanto a burguesia quanto os trabalhadores. De suas principais características, destacam-se: O salário mínimo – Necessário para suprir os gastos básicos; Regulamentação do trabalho do menor de idade; Férias Anuais remuneradas; Direito de voto às mulheres...

1935- Revolta do caldeirão, Ceará: Movimento encabeçado pelo beato Lourenço da região do Caldeirão, no vale do rio cariri, Ceará, logo após a morte do padre Cícero. Quando Padre Cícero morreu, vários romeiros começaram a seguir o beato Lourenço, que também propagou a fama de fazer milagres. Mas este beato, ao contrario de Cícero, que era aliado dos coronéis da região, passou a estimular as pessoas a ocupar terras, a plantar e etc.

1935- A aliança Libertadora Nacional (ALN):  Era uma frente política heterogênea. Composta de comunistas, ex: tenistas e sindicalistas. Opunha-se à política de Getulio e era coordenada por Luis Carlos Prestes.

1935- Movimento Pau de Colher, Casa Nova, Bahia: Comunidade rural formada a partir da invasão de terras e massacrada pelas forças policiais. Durou três anos e aglutinou 500pessoas.

1935- Golpe do Estado Novo: Golpe de Estado dado pelo então Presidente Getúlio Vargas, com apoio de militares, instaurando um período de ditadura no país. Nova Constituição foi Promulgada, descaracterizando várias conquistas da Constituição de 1934. Instrumentos de exceção foram promulgados; o Presidente passou a ter plenos poderes, legislativos e executivos. Criou-se um Departamento de Propaganda, encarregado também de cuidar de censura. Instituiu-se a “Hora do Brasil” no rádio, diariamente e obrigatória, e dissolveram-se todos os partidos. Foi também instituída a pena de morte no país em 1938. 

1937- A Constituição do Estado Novo: A primeira preocupação de Vargas como ditador foi eliminar a oposição. Para isso, ele prendeu comunistas e fascistas, proibiu a existência de partidos políticos e estabeleceu rigoroso controle sobre os meios de comunicação.

1942- O Brasil entra na Segunda Guerra Mundial

1944- A FEB (Força Expedicionária Brasileira) vai para a Itália.

1945- Fim do Estado Novo: O fim do Estado Novo e a convocação de eleições gerais no país levaram a várias manifestações populares e estudantis. Os presos políticos foram anistiados. A vida política partidária foi recomposta.

                
Fonte: História dos Movimentos e Lutas Sociais - Maria da Gloria Gohn 
                

79 comentários:

Anônimo disse...

aff odeio histria e a pior materia do mundo puta que pariu

RebelatoJ disse...

Pelo visto você tambem não gosta muito de português. kkkkkk

Anônimo disse...

Gosto muito dessa matéria.

Anônimo disse...

Quem lê é viado heueheuehuehuehuheu gays fdps

Anônimo disse...

HUSAHUSAHUHSAUHHSUAHS

Anônimo disse...

Porra tenho que fazer trabalho sobre isso, aff'z véy...

carla silva disse...

essa cara é uma boco mesmo nao sei qual a graça de chamar uma palavrao affs

Anônimo disse...

*----------------------------------* I love history :3 Thank you for providing such excellent research <3

Anônimo disse...

historia e a pior materia do mundo p mim credo
qm vivi d passado er museum

Anônimo disse...

pra mim não é nem historia é estudos amazônicos AFS

Anônimo disse...

affz preguiça de fazer isso nem sei por onde começa :p

Anônimo disse...

cada idiota comentando mal da pra ver que não vão ser ninguém na vida a não ser que sejam riquinhos de papai. Nunca vão perceber a importância de conhecer a história do país. E o problema é que são esses otários que depois criticam tudo e todos se entender nada.

Anônimo disse...

Você tem toda razão! ^

Anônimo disse...

Parem de ser idiotas pessoal , estudar história é tão bom ! :)

Anônimo disse...

TESÃO TESÃO TESÃO TESÃO TESÃO TESÃO TESÃO TESÃO TESÃO TESÃO TESÃO TESÃO TESÃO TESÃO !!!!!!!!! HISTÓRIA É UMA DELÍCIAAAA!!!

Anônimo disse...

o melhor são os comentários hahahaha

Anônimo disse...

Melhor matéria do mundo é Historia <3

lets disse...

valeu ajudou bastante no trabalho de histoória

Anônimo disse...

calem a boca e estudem, porque as recuperações não vão ser feitas sozinhas, precisa-se de ignorante como vcs

Anônimo disse...

Isso não me ajudou em nada e pelo que eu saiba começou em 1929 e foi até 1945 Obs: quem disse isso foi meu prof de historia e minha apostila de historia e nem irei visualizar os restantes comentarios

Anônimo disse...

EU TENHO UM PIRUZÃO!SABIA?!_|_

Anônimo disse...

Bando de idiotas, isso é historia, não quer ler não ler porra, estuda porque é obrigado? então faz tua parte sem reclamar, tira a porra da tua nota aprendendo ou não, mas teu futuro conhecimento depende de cada detalhe disso. Assunto de ENEM, a escolha é sua.

Anônimo disse...

Amo Getúlio Vargas, ele é mt gato S2

Anônimo disse...

Calados vcs mi deixa louco

Anônimo disse...

Vejo um bando de pessoas que estão em recuperação em história. Vão estudar, seus lixos

Anônimo disse...

historia e apior porcaria do mundo seu viado e viada

Anônimo disse...

ja basta a minha professora de historia me atormentando, ainda vem esses idiotas me falar de historia

Anônimo disse...

e esses merda aí ficam falando bem de historia so pra fingir que é estudioso, parem de puxar o saco da historia na net e vão fazer algo da vida seus bando de vagabundo

Anônimo disse...

O golpe do estado novo foi em 37. Está errada a data.

Anônimo disse...

adoro historia
tenho que fazer um trabalho sobre isso tb

Anônimo disse...

Melhor matéria! <3

Anônimo disse...

ola senhor fodao

Unknown disse...

História é mt difícil ;-;

Anônimo disse...

30 cm

Anônimo disse...

vsf

Anônimo disse...

Pra mim historia é uma merda eu nunca vou usar isso na minha vida msm...e quem for responder ''é importante faz e pronto'' ou
''voce vai usar sim pq talz e talz'' dane-se eu acho inútil e acabou se responder é só pra se achar o superior ent cala a boca que opiniao cada um tem a sua se não gostou da minha não vem fala merda!

Unknown disse...

A melhor materia do mundo história e geografia

Anônimo disse...

Depois de ler esses comentários eu vejo como existe ignorância por parte dessas pessoas inúteis que desprezam conhecimento e o próprio passado, o passado do próprio país. É realmente lamentável, essa geração está passando a ser cada vez mais alienada e sem conhecimento, é por essas e outras que o Brasil não muda. E ainda vem uns idiotas desses encher o saco nas escolas e ainda reclamar da educação. Apenas sinto alheia, e muita pena.

Anônimo disse...

Mano meu trabalho é para o último dia de aula antes das férias de julho que saco que é amanhã mas está legal até

Unknown disse...

a sessão de comentarios eh a prova de shitposting em 2013

Anônimo disse...

kaka

Anônimo disse...

gYUasnhungguhndhnugeHJsGuhGHSUHsuhnsduhUHNdshuvsuhbuhnbsuhnBUBHFNSSBFUNshdunsbnsbndn

Anônimo disse...

JYFUYJFUMJKGF

Anônimo disse...

eu so o antonimo e nao anonimi.

Anônimo disse...

MEU PINTO É GIGANTE

Anônimo disse...

eu so o antonimo e nn o anonimo

Anônimo disse...

OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Anônimo disse...

MEU PINTO É GROSSO

Anônimo disse...

OOOAHOOOAHOOOAHO VC CAIU NO GEMIDAO DOS COMENTARIOS

Anônimo disse...

Neh

Roberta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

gostei nao ta faltando varios movimentos
ghetulismo
movimento comunista
Intentona comunista e etc.....

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

BOLSONARO2018

Anônimo disse...

Me ajudou bastante
Bolsonaro 2018

Anônimo disse...

Ótimo, todavia recomendo mais detalhes.

bolsonaro 2018

Anônimo disse...

aff

Anônimo disse...

JOAO GAY

Anônimo disse...

vao se fuder bando de cornos estudem para serem alguém na vida, historia não e a melhor matéria mas vc precisa dela disgraça

Unknown disse...

Esse cara tem demencia

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK BOLSONARO

Anônimo disse...

Nosso presente será a história do futuro, atentem-se não somente ao passado, como também sobre a atualidade.

Ah, e Getúlio Vargas foi um ditador, não passem pano em cima da verdade.

Unknown disse...

Você né trouxão, história é bom seu viado fdp preguiçoso

Unknown disse...

Verdade

Unknown disse...

Melhor materia xd :3

Unknown disse...

Valeu quem fez a linha do tempo tinha que fazer uma para amanhã :3

Unknown disse...

#joãoamoedo :3

Unknown disse...

Vagabundo é você que fica chamando e tem uns que sao estudiosos e outros não so ficam a falar e antes de falar que sou um deles eu sou estudioso

Irineu disse...

Nao e foda se otário

Unknown disse...

Muito bom! Adorei, não é tão fácil entender, mas esta melhor explicado que na minha postila.

Anônimo disse...

IMPERADOR BOLSOMITO 2018!

Anônimo disse...

Getúlio Vargas tinha simpatia por Hitler. Não permitiu a entrada de judeus no país e mandou-os de volta para os campos de concentração.

Não tenho apreço pelo comunismo, mas perseguir pessoas por defenderem uma ideologia é crime.

Infelizmente, nós, brasileiros, só nos recordamos das "boas coisas" que Vargas fez, fechamos os olhos para as atrocidades do Estado Novo.

Ditadura de Vargas foi a Ditadura de 64.

Unknown disse...

Aaaaáaaaaaassssdggvgchg
Acho frisbee

Unknown disse...

foda-se

Unknown disse...

MEU PAU TEM 2 CM
ALGUÉM TEM UM REMÉDIO PRA ME AJUDAR?

Anônimo disse...

SAD

anonimo disse...

não acho que historia seja a pior nem a melhor matéria ,apenas acho interessaste sabe um pouco do passado , de como foi ... e saber se hoje e melhor ou pior q antes .

Unknown disse...

Vdd

Unknown disse...

interessante tudo isso,

Postar um comentário

Meu perfil

Sacamos tudo de Historia
Ver meu perfil completo